quarta-feira, 30 de março de 2011

Lição 1 (Série PÁSCOA)


Estas três lições ajudarão as crianças pré-escolares a assimilar algumas das verdades mais importantes em relação a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Este material originalmente está escrito em espanhol e disponível gratuitamente pela própria editora PUBLICACIONES ALIANZA no seu site na internet. Se trata da serie de estudos VIVIR LA BIBLIA. PUBLICACIONES ALIANZA

Traduzido e adaptado por Pra Gabriela Pache de Fiúza

LIÇÃO 1: POSSO LOUVAR AO SENHOR

Visual para História de páscoa: 

Base Bíblica: Marcos 11:1-11
Texto para decorar: Salmo 69:30 “Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza”.
Objetivos: Que a criança aprenda que Jesus foi louvado por muitas pessoas quando entrou por última vez a Jerusalém.
Que compreenda que o Senhor se agrada muito dos louvores.
Que a criança desenvolva desejos de louvar ao Senhor. Que ele possa louvar ao Senhor mediante diversas atividades.

Elementos necessários para o desenvolvimento da lição 1:
  • Bíblia
  • O dedoche para a atividade 1 do incentivo
  • As quatro figuras pequenas para a atividade 2 da hora do incentivo
  • As duas figuras coloridas para a história Bíblica.
  • Cd para louvar ao Senhor.
  • Uma amostra da manualidade
  • Uma xérox com a folha da manualidade para cada criança
  • Materiais escolares necessários para a elaboração da manualidade: tesoura, cartolina, lápis de cor, colchete e cola.
HORA DO INCENTIVO
ATIVIDADE 1. BRINCANDO COM O DEDOCHE.
Objetivo: As crianças aprenderão o significado da palavra “louvar” com ajuda do dedoche.
Pegue o desenho do dedoche (fantoche de dedo) cole sobre um cartão e enfeite fazendo cabelo e vestido.
Dizer: Hoje convidei um visitante. (mostre o dedoche, faça com que caminhe pela mesa e cumprimente as crianças com alegria)
Que nome vocês querem colocar na minha amiguinha? (permitir sugestões e que escolham o nome)
Ela é muito simpática e engraçada. Também é amável e muito boa amiga. (faça caminhar o fantoche enquanto faz os comentários) Ela gosta de receber elogios e palavras bonitas.
Sabem? Quando dizemos coisas lindas e elogios a uma pessoa a estamos “louvando”. Aprenderemos o significado dessa palavra hoje, porque é muito importante para nós. Hum… esperem ai… Parece que Nina (o nome que eles escolheram para o dedoche)  (Abaixe a cabeça para perto do fantochinho e faça de conta que esta ouvindo um segredo) Que coisa mais linda Nina! Ela está dizendo que gostaria de louvar algumas atitudes e comportamentos de vocês. (O professor faz de conta que esta ouvindo o que o dedoche diz e depois repete os elogios para as crianças. Devem ser elogios que tenham a ver com comportamento e atitudes e não com aparência pessoal. Exemplo: Jorginho é um menino muito amável porque cuida do irmãozinho quando a mamãe precisa. Nina (o dedoche) disse que Sonia tem um sorriso muito alegre. O professor deve continuar até elogiar toda a turminha).
Dizer: é muito bom quando alguém nos elogia, quando louva as nossas atitudes. Não é verdade? Na igreja quando dizemos que estamos “louvando” a Deus, queremos dizer que estamos falando das coisas maravilhosas e boas que Ele faz, ou do bom e lindo que Ele é. Há muitas maneiras de louvar ao Senhor e nos aprenderemos algumas.

ATIVIDADE 2. “MANEIRAS DE CUMPRIMENTAR”
Dizer: Preciso de quatro voluntários. (Líder recorte as figuras do incentivo Lição 1 atividade 2 em quatro, entregue um desenho a cada voluntários para que o segure e na medida que vai falando peça para eles mostrar para a sala)
Quando chegamos à salinha (ou célula) como nos cumprimentamos? Com um beijo. Quem de vocês tem o desenho dos amiguinhos se cumprimentando com um beijo? Mostre para todos. Agora todo mundo de pé, vamos nos saudar com um beijo! (deixe que todos se cumprimentem com um beijo, você também participe com entusiasmo).
Agora, como se cumprimentam os adultos em geral, com pessoas menos íntimas? (eles se dão as mãos) Quem tem o desenhos de dois adultos se cumprimentando com um aperto de mãos? Mostre para toda as crianças. Agora vamos nos cumprimentar apertando as mãos uns dos outros.
Mas se você está passeando pela rua, e enxergam um conhecido do outro lado da rua e querem cumprimentá-lo. Como o fariam? Sim, seria agitando o braço e gritando o nome. Quem tem o desenho com este tipo de cumprimento? Mostre para todos. Vamos nos cumprimentar dessa maneira também nós?
Alguma vez você foi num lugar com muita gente, onde se quer cumprimentar a uma pessoa famosa ou importante? Algo assim como um show, ou um comício de política. Como as pessoas cumprimentam aquela pessoa famosa? Todos movem a mão, o braço, alguns balançam lencinhos ou chapéus, pulam e gritam. Quando as pessoas fazem isso é porque gostam muito dessa pessoa famosa. Quem tem esse desenho?
(Mostre os quatro desenhos e diga) Quantas maneiras deferentes de cumprimentar alguém!
Dizer: No tempo de Jesus havia muita gente que O amava e seguia. Um dia, viram que Ele estava chegando e quiseram expressar esse amor e demonstrar que estavam felizes por ter vindo. Vejamos o que eles fizeram.
(Abrir a Bíblia como se estivesse lendo a história).
HISTÓRIA BÍBLICA
(A professora deverá narrar a história olhando para as crianças, não deve lê-la).
Jesus e os seus amigos estavam a caminho da cidade de Jerusalém. Chegaram num pequeno povoado perto da cidade e ali ficaram alguns momentos. Jesus disse aos seus amigos:
- Quero que vocês vão numa determinada casa. Ali encontrarão um burrinho amarrado. Desamarrem e tragam-no. E se alguém pergunta o porquê vocês estão fazendo isso, digam que Eu, o Senhor Jesus o necessito.
MOSTRAR FIGURA 1
Os discípulos fizeram tudo o que Jesus lhes mandara. Encontraram o burrinho amarrado. Quando o dono perguntou o que estavam fazendo, eles responderam:
-O Senhor Jesus o necessita.
Então o homem autorizou que eles levassem o burrinho pra Jesus. Os discípulos o levaram e colocaram umas túnicas (panos que eram usados nessa época como vestimenta) encima do lombo para que Jesus sentasse encima com mais comodidade. Jesus montou o burrinho e todos foram para Jerusalém.

MOSTRAR FIGURA 2
Algumas pessoas que conheciam Jesus, viram que ele estava chegando com os seus amigos e imediatamente começaram a anunciar a grande noticia.
- Venham, venham! Jesus está vindo! O Senhor esta aqui!
As pessoas chegavam correndo emocionadas. Quando viram que ele estava montado sobre um burro começaram a fazer uma saudação muito especial. Tal vez eles lembraram os maravilhosos milagres que Jesus tinha realizado entre eles. Com certeza haveria ali alguns que tinham sido tocados por Jesus e encontraram a cura. Outros deles lembravam os poderosos ensinos de Jesus que haviam transformado as suas vidas, e por isso queriam dizer-lhe “obrigado” mais uma vez. Em quanto o burrinho caminhava levando Jesus, algumas pessoas tiravam as suas túnicas e as colocavam na frente para Jesus passar por cima como se fosse um lindo tapete. Outros cortaram galhas verdes de árvores e as balançavam cumprimentando-o. Sem dúvidas outros batiam palmas, e gritavam o Seu nome:
- Jesus! Jesus! Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
- Gloria! Gloria nas alturas!
Tantas pessoas tinham se congregado que lotaram a rua. A multidão cercava Jesus festejando e louvando.
- Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Todos estavam louvando Jesus. As palavras que gritavam mostravam quanto O amavam. Jesus estava rodeado de pessoas que O amavam a e abençoavam. Na multidão também havia crianças que gritavam e cantavam louvores a Jesus, junto com as pessoas adultas. (líder mostre as crianças que estão louvando na figura 2) Eles também cumprimentavam Jesus com as galhas de oliveiras e “PALMAS” das árvores que cortaram.
Jesus gostou muito dos louvores das pessoas e das crianças. Ele também os cumprimentava e sorria mostrando assim sua alegria.
APLICAÇÃO
Diga: O canto é uma maneira muito linda de expressarmos nosso louvor e gratidão ao Senhor Jesus. O verso que vamos decorar hoje diz:
Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza”. Salmo 39:30
Professor coloque um louvor que adore o nome do Senhor Jesus. Peça para as crianças adorar com alegria e de coração. Batendo palmas e expressando palavras de louvor.
CONCLUSÃO
Dizer: Há outra forma de louvar ao Senhor. É através da oração. Fechemos os nossos olhos e dizer obrigado pelas coisas maravilhosas que Ele nos dá. (Se as crianças desejam orar sozinhos permita que digam pequenas frases como: “Obrigado Senhor pelo seu amor” , ou faça uma oração para que eles repitam, agradecendo e louvando ao Senhor)
ATIVIDADE
Dizer: Vamos fazer um menino com uma “palma” (galha de arvore). Para podermos lembrar das crianças que louvaram ao Senhor Jesus quando entrava em Jerusalém, e também para lembrar que o louvor das crianças hoje é muito importante para o Senhor.
(Professor, pregue o menino numa cartolina e coloque um colchete no braço dele para que possa movimentar a mão com a palma. Depois que cada pequeno faça a atividade coloque o louvor novamente para que as crianças cantem movimentando o braço do bonequinho)


Visual para História de páscoa: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário